Balneário Camboriú, a Maravilha do Atlântico Sul ou Capital Catarinense do Turismo está completando hoje, 56 anos. Emancipada de Camboriú, a cidade cresceu repentinamente, com muitos edifícios, principalmente a beira mar.
Com este crescimento desenfreado, a cidade ainda luta para combater os esgotos sanitários clandestinos, luta para evitar o crescimento desenfreado da população e também o excessivo número de veículos, que circulam pelo centro da cidade.
As obras de alargamento das 3ª e 4ª Avenidas mostra um pouco do que Balneário Camboriú virou, com governos que só queriam favorecer a exploração imobiliária liberando, muitas vezes, construções exorbitantes, durante o início de sua expansão.
O município chegou a receber 1 milhão e 200 mil pessoas, numa virada de ano durante a década de 90, do século passado. Também é cidade para os turistas que vem para participar das festas de Outubro, devido a sua proximidade com Blumenau, Itajaí e Brusque, que ocupam a rede hoteleira deixando muitos lucros para o comércio local.
Hoje, Balneário Camboriú possui o metro quadrado mais caro do Brasil superando Ipanema e Copacabana, no Rio de Janeiro e Interlagos, em São Paulo e também tem o maior prédio já construído, em uma cidade com 82 andares, cuja cobertura foi adquirida pelo jogador Neymar, do PSG.
Outros famosos também adquiriram apartamentos no mesmo prédio, como o cantor Marrone, da dupla Bruno e Marrone, Luan Santana, Alexandre Pires, além do jogador Diego Tardelli.
Parabéns Balneário Camboriú, pelos 56 anos de emancipação político-administrativo.
Texto e foto: Sérgio Paulo Scharf DRT/SC 02685 JP